sábado, 10 de agosto de 2013

MTC, Acupuntura e Psicologia

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, ACUPUNTURA E PSICOLOGIA: ARTICULAÇÃO TEÓRICA
A teoria da M.T.C, na qual faz parte a acupuntura, não separa corpo e mente. As emoções influenciam o ser humano no seu modo de pensar, comporta-se, sentir e expressar-se, pois os aspectos psíquicos fazem parte da fisiologia dos órgãos e vísceras acoplados entre si, e são representados pelo shen.
Campiglia (2010, p. 112) conceitua Shen como “principio criador e organizador. Cria e organiza o homem, comandando os aspectos múltiplos do corpo e a relação desse corpo e de todo o homem com o mundo”. Shen é a consciência da totalidade de si no tempo e no espaço.
Em cada órgão o Shen se aloja e expressa suas características. O Coração, a morada do Shen abriga as emoções, representa a capacidade intelectual denominado de Thân. O Fígado, considerado a alma Etérea, contém o Houn, representa a capacidade de imaginação, o desejo. O Baço-Pâncreas, Yi, significa pensamento reflexivo e intenção. O Pulmão, Po, manifesta a consciência de vida, otimismo denominado de alma sensitiva. O Rim, Zi, a força de vontade, vitalidade (PÉREZ, 2007).
Cada órgão corresponde a uma emoção e, portanto pode ser afetado pela mesma, caso haja um desequilíbrio. Segundo Chenggu (2006) os fatores de desequilíbrio energético, os advindos das energias climáticas, como: o vento, o frio, o calor, a umidade, a secura e o fogo podem ser as causas das doenças mentais. Assim como, os fatores emocionais endógenos representados em cada órgão afetado por uma emoção, caso ocorra desequilíbrio Yin e Yang por excesso ou deficiência, e pela fisiologia dos Cinco elementos, no ciclo de controle e ciclo de geração.
Deste modo, o Coração em estados eufóricos produzirá alterações xieshenthân. O Fígado será afetado em excessiva competitividade, raiva, por isso, xieshenhoun. O Baço- Pâncreas, excessiva preocupação, produzira alterações xieshenyi. O Pulmão será afetado pela angustia e melancolia, xieshenpo. E o Rim, será afetado pelo medo e uso excessivo de força de vontade, Xieshenzi (PEREZ, 2007).
O tratamento pela acupuntura nas doenças psíquicas envolve o mesmo modo de tratamento das doenças físicas, conforme já exposto, corpo e mente estão interligados. O modo de realizar o diagnóstico e a escolha do tratamento será conforme os padrões de desequilíbrio manifestados na pessoa. Os princípios do tratamento visam Tonificar o órgão em caso de deficiência ou Sedação em caso de Excesso, Yin-Yang. Eliminar o calor ou dispersar o frio (CAMPIGLIA, 2010; CHENGGU, 2006).
A eficácia do tratamento com a Acupuntura pela Psicologia age [....] “reequilibrando a energia do corpo, que circula nos meridianos da acupuntura, sobre os quais se situam os pontos. E do mesmo modo é possível atuar sobre as desordens psíquicas” [....] (REQUENA, 1990, p. 16). Resumidamente, pode-se dizer que a acupuntura atua energeticamente sobre as doenças que tem origem no desequilíbrio energético.
A acupuntura permite “[....] devolver esse equilíbrio através de intervenções nesse corpo físico, nessa unidade psíquico-energético-sócio-ambiental, através de estímulos em pontos de acupuntura [...]” (SILVA, 2007, p. 424).
O tratamento pela acupuntura encontra espaço na Psicologia por permitir atuar no estado psíquico, de acordo com as características de cada pessoa, que repercute em todo o organismo. A acupuntura está integrada as práticas de saúde para atender as necessidades das pessoas. Conta com amplo referencial teórico advindos da M.T.C e oferece um recurso a mais de intervenção ao psicólogo.
A acupuntura permite compreender o ser humano em sua totalidade e sua relação como o meio ambiente no processo saúde-doença-recuperação. Dessa forma, corresponde a necessidade da Atenção Básica nas ações de prevenção pelas práticas integrativas complementares.

CURTA nossa Fan Page no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Psicologia e Acupuntura!  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário