segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Roer unhas x Ansiedade

QUEM RÓI UNHAS É ANSIOSO?


O ato de colocar as unhas na boca é comumente visto nas crianças, geralmente em torno de 3 anos de idade. Este hábito pode durar até a adolescência ou durante toda a vida, principalmente se copiou este ato de alguém, fazendo parte do seu repertório de comportamento.

Porém, o hábito de roer as unhas pode ser também um modo de reduzir uma tensão interna. É comum, por exemplo, crianças que estejam passando  por fase de separação de figuras afetivas importantes, como pai, mãe, avós, amigos, mudanças de cidade, etc, levarem as mãos à boca para roer as unhas frequentemente.

Mas este hábito não faz parte apenas do mundo infantil, adultos também são acometidos.
Há relatos que o fato de roer unhas implicou em prejuízo na vida profissional, sendo preterido  em entrevistas de emprego. Muito mais do que a aparência das mãos, as unhas roídas indicam geralmente focos de tensão, ansiedade, tédio, cansaço e estresse em algum momento especifico da vida, que acaba por desencadear o hábito.

Quando procurar ajuda?
A sensação de desconforto  não é agradável , sentir-se tenso, com uma agonia que não sabe da onde vem, indica que algo está errado. Os prejuízos  na vida da pessoa devem ser avaliados. 
A típica pergunta "você rói unhas?" geralmente traz constrangimentos, porém, é possível resolver algo que o incomoda.

Tratamentos:
As causas de ordem psicológica como ansiedade, estresse, tensão, dificuldades diante de algum momento na vida, podem receber ajuda profissional de um psicólogo. 
A entrevista clinica psicológica é um instrumento eficaz na identificação da demanda e realização de um plano terapêutico.

BUSCANDO EQUILÍBRIO, BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA?
Dê o primeiro passo!

GISELE SODRE - Psicóloga e Acupunturista
scologi@gmail.com | (48) 9932-0955
 
CURTA nossa Fan Page no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Psicologia e Acupuntura! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário