segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Estados afetivos intensos e a Teoria dos Cinco Elementos

ESTADOS AFETIVOS INTENSOS E OS CINCO ELEMENTOS
Consequências na Psique


As pessoas vivenciam diversas experiências que, a partir do exterior, ativam emoções. A interpretação de cada um transforma esses estímulos em motivos, o que gera as reações emocionais. Essas emoções podem ser estados afetivos, como a alegria, a raiva, o medo, tristeza, preocupações.

As emoções, se expressadas, contribuem para a manutenção de uma série de reações fisiológicas, já quando reprimidas, podem ser geradoras de doenças.

A Teoria dos Cinco Elementos vem do oriente e considera que o homem é constituído por elementos na natureza como o Fogo, a Água, a Terra, o Metal e a Madeira.

Esses cinco elementos estão representados por órgãos yin do corpo humano: o Coração, o Rim, o Baço-Pâncreas, Pulmão e o Fígado, respectivamente.


Cada um desses órgãos são afetados por uma emoção correspondente que, quando em excesso, causa um desequilíbrio da homeostase desse órgão e, consequentemente, todo o resto do sistema será afetado.
Desta forma, a alegria excessiva prejudica o coração, que governa as emoções. A raiva excessiva ao fígado, que governa o movimento psíquico de exteriorização. A preocupação excessiva atinge ao baço-pancreas, que governa a reflexão. O medo aos rins, que governa a vontade de sobrevivência do indivíduo e da espécie. E a tristeza ao pulmão, que governa o movimento de interiorização.
 
O desequilíbrio em algum desses movimentos, seja Água, Fogo, Madeira, Metal ou Terra, vai ser manifestado em doenças.

O quanto antes corrigido o desequilíbrio, melhor será a recuperação, pois os cinco elementos se inter-relacionam por ciclos de geração e ciclos de controle, para deste modo garantir o equilíbrio sem um se sobrepor ao outro.

A manutenção de um estado de equilíbrio da psique depende, dentre outros fatores, um estilo de vida saudável, em que a pessoa se sinta realizada em sua vida e que suas escolhas sejam congruentes aos seus sentimentos.

De nada resolve fechar os olhos e empurrar as situações como estão, quando sente-se que nada vai bem, seja por sofrer no conforto ou medo de enfrentar a realidade.
O caminho do adoecimento pode ser longo, descubra o equívoco o quanto antes, equilibre-se e seja mais feliz.
.
O MAIS DIFÍCIL É DAR O PRIMEIRO PASSO...
Permita-se o autoconhecimento, você vai se surpreender com o que descobrirá! 

GISELE SODRE - Psicóloga e Acupunturista
scologi@gmail.com | (48) 9932-0955

CURTA nossa Fan Page no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Psicologia e Acupuntura! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário