terça-feira, 5 de novembro de 2013

ESQUIZOFRENIA

O que você precisa saber sobre a ESQUIZOFRENIA

A esquizofrenia é uma doença crônica de progressão espontânea, com evolução de perdas cognitivas nas áreas de abstração e de funções executivas.

Mas o que isso quer dizer?
A cada surto a pessoa vai ter uma perda, isso é gradativo.

O que quer dizer "surto"?
A pessoa sai do ar. Acontecem delírios (pensamentos) e alucinações (percepção órgão sensorial). As alucinações mais comuns são as auditivas, já as do tipo visual ocorrem com as características do objeto real.

Quais os sintomas da Esquizofrenia?
Os sintomas são divididos em positivos e negativos.
Os sintomas positivos, são: delirios, alucinações, distúrbio do pensamento, estereotipias e agressividade.
Os sintomas negativos, são: embotamento afetivo, isolamento social, discurso empobrecido e redução da vontade.

As pessoas que sofrem da doença apresentam potencial para suicídio, devendo os fatores de risco serem identificados e prevenidos.

A ESQUIZOFRENIA ATINGE IGUALMENTE HOMENS E MULHERES, GERALMENTE COM IDADE ENTRE 15 A 35 ANOS. ATINGE, SEM DISTINÇÃO, PESSOAS DE FATORES SOCIOECONÔMICOS E CULTURAIS DIVERSOS, PORÉM, INTERAGEM FATORES GENÉTICOS E AMBIENTAIS.
.
Como tratar a esquizofrenia?
O tratamento medicamentoso geralmente é escolhido pelo médico, com antipsicóticos atípicos de segunda geração, por terem  menos efeitos colaterais.
O tratamento psicológico é necessário para a pessoa doente e para sua família. Ações psicoeducacionais sobre a evolução da esquizofrenia, sintomas e formas de conviver com os surtos, se tornam necessários para a qualidade de vida de todas as pessoas envolvidas.

Diminuir o impacto da doença na vida de quem é afetado e sofre com a esquizofrenia é um dos objetivos do tratamento. É identificado alto  nivel de angústia nestas pessoas, pela sensação de perda de controle da situação. A aliança terapêutica esclarece as expectativas sobre a doença e o tratamento, tornando possível um tratamento eficaz.

A participação da família é fundamental, pois a pessoa que sofre precisa de ajuda e não  consegue manejar todas as adversidades sozinho. A terapia busca desenvolver a autonomia da pessoa em lidar com os sintomas, mas o apoio da familia é primordial.