segunda-feira, 11 de novembro de 2013

TDAH

Vencer a doença é vencer o estigma.

O que é?
O TDAH é um transtorno de etiologia neurobiológica, genética (isto é, existe chances maiores de ele ser herdado), e psicológica (privação emocional prolongada).  Aparece na infância e pode persistir na vida adulta.

Sintomas
. O sintoma principal é impulsividade, sendo que aparece em pessoas de diferentes culturas

Hiperatividade

Desatenção

Por que a Psicologia pode fazer a diferença?

A psicoterapia é necessária tanto para a pessoa que tem o diagnóstico, como para sua família. As consequências do TDAH podem afetar a vida da pessoa em âmbito familiar, na escola, no profissional e também das pessoas que convivem com ela.

As co-morbidades aparecem no decorrer da descoberta do TDH:
. Deficiências especificas no aprendizado

. Ansiedade
Depressão
. Tiques
.
Abuso e/ou dependência de drogas no futuro

Transtornos de humor

Muitos sintomas de TDAH não  são  conhecidos, por isso pode ser facilmente não compreendidos pelas demais pessoas. Geralmente são vistos como desajeitados, desatentos, impulsivos, mal educados etc. Não faltam termos pejorativos comumente ditos por pessoas que não conhecem  sobre o TDAH.

Tratamento
O tratamento exige uso de medicação, geralmente anfetaminas para tratar áreas de processos básicos cognitivos como atenção, motivação etc. O médico realiza a prescrição visando o menor efeito colateral e o qual  melhor se adapta ao  paciente.

Mas somente a medicação não é suficiente. A psicoterapia é uma importante forma de tratamento, pois tem por objetivo combater os rótulos na infância.
A dinâmica familiar e maneira como os pais compreendem e interagem com o TDAH faz toda a diferença na vida adulta dessa criança que recebe o  diagnóstico. A orientação aos pais se torna fundamental para o tratamento!

As crianças devem obter informações de cunho psicoeducacional sobre os objetivos do tratamento e ter espaço para expressar-se sobre este momento de sua vida. Essas ações se tornam preventivas nos focos de ansiedade, repercutindo na escola, em casa e demais habilidades sociais.