quinta-feira, 19 de março de 2015

Quais emoções expressas pelos brasileiros perante o cenário político do país?

15 DE MARÇO - A MARCHA REIVINDICATÓRIA

Quais emoções expressas pelos brasileiros perante o cenário político do país?

Foto: © Nicson Olivier/NurPhoto/Corbis

As culturas entre diferentes países podem ser bem diferentes em regras, costumes, conceitos e jeitos de pensar, mas algumas emoções são universais: o medo, a tristeza e a raiva são algumas delas. Foram estas as emoções expressas nas faces dos brasileiros no último dia 15 de março.

Toda pessoa, de qualquer nacionalidade, teria esta leitura, tanto que as manifestações ocorridas foram repercutidas nas manchetes de todo mundo.

Temos emoções universais e emoções sociais e a habilidade de expressá-las depende não só de condições neurofisiológicas, como também de muitos aspectos sociais e de movimento de época. 

O povo  tem protestado já algum tempo, desde julho de 2013 as pessoas vão às ruas demonstrar em que o povo acredita, suas ideologias e valores estão sendo contrariados. 

As recorrentes notícias de corrupção, o aumento dos preços dos produtos, instituições sólidas, como a Petrobras, ameaçadas, instabilidade econômica, tudo isso, como afeta a percepção dos brasileiros? É possível não ser afetado emocionalmente? São muitas as emoções negativas como tristeza, medo, raiva. Enfim, basta ligar a TV que os noticiários confirmarão isso.


Vivemos num cenário de incerteza, a sociedade polarizada frente a ideais e valores, que eminentemente surge um sinal de alerta. A população está com medo e sem paz. Como consequência o psiquismo de todo um povo altera-se e isso repercute na saúde mental das pessoas de maneira nociva. 

O povo  sente medo, revolta, vergonha, que independentemente de partido político, vem sofrendo as consequências dos seus governantes.

GISELE SODRE - Psicóloga e Acupunturista
scologi@gmail.com | (48) 9932-0955


CURTA nossa Fan Page no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Psicologia e Acupuntura! 
www.facebook.com/psicologiagisele

Nenhum comentário:

Postar um comentário