terça-feira, 2 de junho de 2015

O amor além do dia dos namorados

O AMOR ALÉM DA DATA 12 DE JUNHO, DIA DOS NAMORADOS


Quem já não ouviu falar na cara metade, tampa da panela, alma gêmea, a completude que falta ao ser em busca, ou ouviu aquela frase "vou te fazer feliz"?

Teoricamente, Freud explica que essas frases nada mais são que a pessoa amada escolhida ter a responsabilidade de preencher o que falta ao outro. Totalmente egocêntrico e narcisista, assim é o amor, e por isso tão suscetível a frustrações.

Claro que esta teoria não é a única, para algumas pessoas o amor está além de necessidades pessoais a serem satisfeitas, como afirma
Theodor Reik. Isso inclui admirar outra pessoa, amar além do impulso do desejo. Amar é cuidar, doar-se, respeitar.

Outro importante estudioso, denominado Maslow, propôs que o amor tanto pode ser direcionado para a completude de um ao que falta ao outro, como também pode ser o amor que aceita o outro como é, e a partir desta construção crescerem juntos mutuamente. 

Em qual teoria o seu relacionamento se encaixa?

É certo que na vida conhecemos o amor por diferentes perspectivas, depende da nossa maturidade, experiências advindas de outras relações, do espelho do relacionamento dos pais e pessoas próximas. Mas seria o amor um só para vida toda? Ou podemos amar de diversas formas, amores carnais, egoístas, impulsivos, agressivos, ou agregadores de valores, compreensivos, fraternos e construtores?

Uma dica importante, as mais variadas formas de amor romântico são influenciadas pela nossa cultura, crenças pessoais a respeito do amor e destaque importante para a época. Com o passar dos tempos o amor ganha novo cenário e enredo.  Qual o seu?


GISELE SODRE - Psicóloga e Acupunturista
scologi@gmail.com | (48) 9932-0955


CURTA nossa Fan Page no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Psicologia e Acupuntura!  www.facebook.com/psicologiagisele

Nenhum comentário:

Postar um comentário