sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Atitudes e comportamentos saudáveis


Atitudes e comportamentos saudáveis: você é habilidoso socialmente?

Muito se fala em habilidades sociais, principalmente na hora daquela entrevista de emprego. Mas será que todo mundo sabe o que é? E o que precisa para ser habilidoso socialmente?

As tão mencionadas habilidades sociais são na verdade um somatório comportamental assertivo do ponto de vista do contexto e ambiente em que a pessoa interage com outras pessoas. Esses comportamentos expressam emoções, opiniões, atitudes, necessidades, pontos de vista, enfim, tudo sobre o modo de agir de alguém que não transforme esta ação em desconforto e prejuízos.

Muitas pessoas se consideram capazes de ter bom desempenho socialmente, embora algumas vezes isso não aconteça. O que ocorre?
Os pensamentos e emoções pode ser afetados e o comportamento verbal e não verbal influenciará no modo de agir. Fatores como ansiedade, interpretações equivocadas da realidade, problemas na comunicação, crenças disfuncionais desde a infância da pessoa, estão presentes na dificuldade em habilidade social.

Os autores Del Prette e Del Prette  (2005) apontam reações não habilidosas passivas e não habilidosas ativas. Na primeira, as pessoas não enfrentam as situações sociais de maneira efetiva e se frustram, se magoam, tornam-se ressentidas, ficam de mal, e não solucionam os problemas. No segundo, as pessoas agridem, xingam, compram briga, punem, são autoritários e uma forma desastrosa de resolver os problemas.

Mas como ser assertivo mesmo tomado por emoções negativas?
Assertividade (...)”pode ser definida como o exercício da defesa dos próprios direitos sem, com isso, ferir os direitos alheios e com controle da ansiedade”(..) (MALLOY-DINIZ E COLS,2010).

O autor acima citado descreve  um repertorio de habilidades sociais tais como: BOA COMUNICAÇÃO; CIVILIDADE E GENTILEZA; HABILIDADES ASSERTIVAS DE DIREITO E CIDADANIA; HABILIDADES EMPÁTICAS; HABILIDADES DE TRABALHO; EXPRESSÃO DE SENTIMENTO POSITIVO.

ISSO TUDO COMEÇA NA INFÂNCIA.
Os pais são os principais modelos de boa habilidade social. Gritar com os filhos, chamar atenção grosseiramente na frente dos outros, atitudes assim geram raiva e sentimento de vingança, e aprendem de forma errada a defender seu ponto de vista. Tudo começa com a educação que se tem em casa, esta irá perdurar para vida toda.

Como se tornar assertivo depois de adulto?
A Teoria Cognitivo Comportamental possibilita a técnica de treinamento em habilidades sociais em que a pessoa aprende novos comportamentos e modos de conhecer suas emoções e agir de forma coerente com determinado contexto, sem que isso traga prejuízos na interação social.

Segundo Caballo (2014 ) treinar habilidades sociais envolve 4 elementos tais como: aprender comportamentos; reduzir a ansiedade; reestruturação cognitiva; e treinamento e solução de problemas.

E necessário o acompanhamento de um profissional. Deixar que a vida ensine pode custar caro!

GISELE SODRE - Psicóloga e Acupunturista
scologi@gmail.com | (48) 9932-0955


CURTA nossa Fan Page no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Psicologia e Acupuntura!  www.facebook.com/psicologiagisele

Nenhum comentário:

Postar um comentário