quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Quanto tempo você permanece on line por dia?




REDE DIGITAL
Online 24h e algumas implicações no real, no tempo e no amor.
Quanto tempo você permanece on line por dia?

Desde os anos 90 o número de pessoas conectadas a internet tem aumentado numa velocidade muito grande. cada vez mais pessoas passam a construir sua percepção da realidade pelos olhos digitais. Muitos aspectos somam-se as mudanças no comportamento humano, desde sua percepção da realidade até seu modo de interagir no ambiente. Mas de qual realidade falamos?

Filósofos que defendem o materialismo propõem que o real depende da materialidade, em contrapartida, uma outra corrente de filósofos idealistas defendem que a realidade não é essencialmente matéria.

A realidade pode ser captada pela percepção, como interpretamos a realidade irá influenciar no nosso jeito de pensar e agir, isso a internet tem feito nas relações humanas.
O  que implica estar conectado o tempo todo?

Já ouviu alguém falar como o tempo está passando depressa?
Isso mesmo o autor Pierre Levy  denomina de (..) “realidade ampliada, nosso ambiente físico natural é coalhado de sensores, câmeras, projetores de vídeo, módulos inteligentes, que se comunicam e estão interconectados a nosso serviço. Não estamos nos relacionando mais com um computador por meio de uma interface, e sim executamos diversas tarefas em um ambiente ‘natural ‘(..) p. 38.
A velocidade das coisas se dão de forma que não temos tempo para nos adaptar, a impressão é que tudo passa muito depressa. São muitos estímulos, informações, o fenômeno da globalização, a expansão que aconteceu de forma abrupta.

Zygmunt Bauman traz conceitos chave sobre o tema quando denomina a era pós moderna como "líquida". No conceito de liquidez tudo se transforma de forma muito rápida e imprevisível. O autor destaca em sua obra Amor Líquido – sobre a fragilidade dos laços humanos consequências nas relações amorosas. As relações virtuais   SE CONFIGURAM DE FORMA INTENSA E RÁPIDA SEM FORMALIDADES, ONDE TUDO SE INICIA E TERMINA COM UM CLICK. SENTIMENTOS como insegurança, conflitos, banalização das emoções, egocentrismo, entre outros aspectos.
Assim a internet oferece um leque de possibilidades, onde tudo pode acontecer. É comum casais buscarem a ferramenta virtual para trair seus parceiros. Neto & cols (2009) apontam que a internet exerce uma influência na vida dos casais em vários aspectos. Um deles é a traição virtual, não há garantia que o virtual não passará a ser real. A questão do sigilo na traição virtual tem elevado o número de cada vez mais adeptos. 

Resumidamente, viver sem rede digital torna-se impossível, visto que está impressa em nossa realidade. Mas a forma como a utilizamos faz toda a diferença. Quando os aplicativos, por exemplo, são a única forma de contato com o outro isso se torna um problema. A dificuldade de olhar nos olhos, reconhecer empaticamente os sentimentos do outro, também é nocivo. Perceber o mundo pelas telas virtuais e ignorar o que acontece ao seu lado é humanamente impossível conviver. Ignorar a presença de alguém vai além da falta de educação, passa a ser a desconsideração do real, pois deixar de responder um WhatsApp é mais ofensivo do que não responder ao outro que está ao seu lado.

Referências
BAUMAN, ZYGMUNT. Amor liquido: Sobre as fragilidades dos laços humanos, Rio de Janeiro: Zahar, 2004
Lévy, Pierre. Cibercultura São Paulo: ED 34, 1999.
WEEKS, MARCUS. Se liga na filosofia 1 ED São  Paulo: Globo, 2014.
SILVA NETO, JOAO ALVES DA. Relações Amorosas & Internet. São Leopoldo: Sinodal, 2009.

GISELE SODRE - Psicóloga e Acupunturista
scologi@gmail.com | (48) 9932-0955


CURTA nossa Fan Page no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Psicologia e Acupuntura!  www.facebook.com/psicologiagisele

Nenhum comentário:

Postar um comentário