sábado, 5 de novembro de 2016

Habilidade para sofrer ou ser feliz?

TEORIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL E ACUPUNTURA:
APROXIMAÇÕES NA PRÁTICA CLÍNICA



Habilidade para sofrer ou ser feliz?


A acupuntura designa princípios da filosofia oriental na compreensão do fenômeno humano. Os estudiosos orientais da época, ao observarem a natureza, criaram teorias sobre explicação de tudo que existe. A teoria yin e yang foi uma delas, consideradas duas forças opostas e complementares que criam e mantém tudo que existe no universo.

PENSAMENTO, EMOÇÕES E SINTOMAS
O corpo humano é explicado e representado por esta teoria, então a técnica da acupuntura permite a leitura dos sintomas num todo integrado e relacional. 


O ser humano é compreendido a partir da sua psicofisiologia, interligando o pensamento, a emoção e um corpo que emite um dado comportamento. Como o yin e yang está em tudo que existe, suas variações e alternâncias, surge a representação dos CINCO MOVIMENTOS na compreensão do organismo humano. 

Os pensamentos e as emoções influenciam na força vital, desequilibrando o fluxo de energia pelo corpo, que sofre perturbações psicológicas relativas as emoções afetando cada órgão respectivamente. Assim o coração é afetado pela euforia, o fígado pela raiva, o pulmão pela tristeza, o rim pelo medo, o baço-pâncreas pela preocupação. 

As alterações orgânicas podem afetar e ser afetadas pelo estado psíquico. Assim, a personalidade de uma pessoa, entendida como a organização do sistema cognitivo, afetivo e comportamental, é constituída tanto pela adequada função dos órgãos e vísceras, quanto pela forma como se constitui nas interações sociais. 

TEORIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL
É uma ciência que estuda constantemente e aperfeiçoa suas técnicas de intervenção. Os princípios partem de um mesmo modo de compreensão, o qual privilegia a forma como uma pessoa interpreta a realidade influenciará suas emoções e comportamentos.

COMO ACONTECE O TRATAMENTO
A Teoria Cognitivo Comportamental é uma abordagem estruturada, com ênfase na psicoeducação, orientação clara e objetiva, indicada por sua comprovada eficácia no tratamento da depressão, ansiedade, transtornos de personalidade, entre outros. 

A aliança terapêutica é fundamental para o sucesso terapêutico. A cada sessão é realizado uma avaliação constante da evolução do tratamento. 

Pensamentos derrotistas e uma visão absoluta trazem como consequências, algumas vezes, a construção de frases que se repetem, como por exemplo: “eu não tenho sorte, - isso sempre acontece comigo, - não vai dar certo porque comigo é sempre assim”. Deste modo, a pessoa se vê fadada ao insucesso e ao sofrimento e por si só não consegue mudar o curso de sua vida. 

A maneira de pensar e interpretar as experiências conduz aos repetidos fracassos, TORNANDO-O HÁBIL PARA LIDAR COM O SOFRIMENTO E NENHUM PARA A FELICIDADE, SIMPLESMENTE PORQUE NÃO SABE MAIS COMO SER FELIZ. Isso pode ser modificado só depende de você se dispor a ver além, ou continuar no lugar seguro da dor. 

Agende uma sessão e experimente!


GISELE SODRE - Psicóloga e Acupunturista
scologi@gmail.com | (48) 9982-3224


CURTA nossa Fan Page no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Psicologia e Acupuntura!  www.facebook.com/psicologiagisele

Nenhum comentário:

Postar um comentário