segunda-feira, 3 de janeiro de 2022





INSÔNIA EM ADOLESCENTES PELO USO DE SMARTPHONES 


 

É importante que os adolescentes desenvolvam sua autonomia – capacidade de assumir suas responsabilidades de decisões e suas atividades escolares sem contar com a mediação dos pais para com seus deveres e obrigações. 


Mas, entre ser permissivo ou outro extremo, ser autoritário, os pais podem adotar uma postura crítica equilibrada no cuidado desse filho adolescente. 

Muitos são os desafios dos pais pós modernos com filhos adolescentes, a era digital, rompe barreiras de proteção, não basta o filho estar em casa ele está conectado com o mundo. 


Uma alternativa para os pais é estimular o autogerenciamento dos adolescentes. Regras claras sobre os compromissos escolares, estudos, rendimentos acadêmicos e o uso dos smartphones podem fazer parte de um leque de alternativas quando se tratar de direitos e deveres.

   

O uso de smartphones tem ocorrido cada vez mais cedo na infância, no início da adolescência, em alguns casos, é identificado sinais de dependência como por exemplo: checagem regular, alteração no humor, entre outros 


Tem sido bastante expressivo o uso de smartphones no horário em que adolescentes deveriam estar dormindo. Passar a madrugada conectados acarreta prejuízos acadêmicos e sociais, além de, perturbação no desenvolvimento global desse adolescente. 

 

O adolescente está numa fase crítica de desenvolvimento e ficar privado de sono, tem consequências metabólicas e cognitivas importantes, como por exemplo a sonolência diurna. Não dormir adequadamente, prejudica o humor, a motivação, a disposição para as atividades e para se relacionar com as pessoas. 

 

O uso de smartphones, exerce influência luminosa captada pela retina o que interfere no sono, além dos conteúdos que ativam o sistema nervoso central agem no sistema de recompensas. Os adolescentes estão mais suscetíveis ao estresse pela privação do sono e outras influencias das mídias que o tornam predispostos a dependência dos smartphones. 

 

Uma conversa consciente crítica sobre o uso dos smartphones no período noturno pelos adolescentes e os apontamentos dos pais em relação aos prejuízos tendem a tornar o uso das ferramentas tecnológicas de forma mais saudável. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário