terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ansiedade: Como tratar?

Você sabia que a ansiedade pode potencializar o risco de problemas cardiovasculares?

Alguns fatores estão ligados a predisposição do estado patológico da ansiedade, como estilo de vida, fatores genéticos, dinâmica familiar, acontecimentos na vida e estresse.

Compreender a relação entre dotação e criação da ansiedade patológica (doença) são objetivos buscados no tratamento.
Mais do que tratar, é prevenir. Mais do que prevenir, é se autoconhecer.

As abordagens psicológicas e tratamentos como a acupuntura, associados ou não a farmacoterapia (medicamentos), podem ser úteis no alívio dos sintomas da ansiedade.

A ansiedade é sempre patologia?
Não. Todas as pessoas, em algum momento, já sentiram uma sensação difusa, inquietude, entre outros sintomas autonômicos (dores de cabeça, palpitação).
O que alerta quando algo está errado é o prejuízo na vida da pessoa. Geralmente, comportamentos evitativos, sempre em estado de alerta, com a intenção de evitar que algo ruim que esteja fora do seu controle aconteça.

Sintomas
Assim, a pessoa fica presa a pensamentos relacionados a eventos ruins que podem acontecer, se tornando preocupada, insatisfeita e aborrecida facilmente.
O pensamento, a percepção e o aprendizado são afetados. Daí decorrem problemas de atenção, memória, sensação de desconforto constante, aperto no peito, dificuldade de respirar como se o ar não entrasse, sentindo-se sufocada.

A Acupuntura no tratamento da Ansiedade
A Acupuntura uma técnica milenar originada na China e utilizada no Ocidente.
Hoje, a Acupuntura faz parte das práticas de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde).
Tem por princípio equilibrar o corpo humano de dois campos opostos de energia: Yin e Yang. O equilíbrio é essencial para que haja saúde e bem estar.

O MAIS DIFÍCIL É DAR O PRIMEIRO PASSO...

Permita-se o autoconhecimento, você vai se surpreender com o que descobrirá!

scologi@gmail.com | (48) 999823224