sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Mulheres e Autoestima

MULHERES E AUTOESTIMA

  
São muitas as formas de violência contra a mulher, seja em casa, na exposição da mídia, seja no trabalho.

A falta de reconhecimento do companheiro, as duplas, triplas jornadas, o cuidar da casa, cuidar dos filhos, trabalhar fora e, como se tudo isso não bastasse, ainda a pressão de estar em dia com a aparência, são alguns dos muitos motivos de estresse feminino.

Revistas, novelas e internet mostram tendências de como uma mulher bonita e moderna deve ser. Porém, não é nada fácil corresponder expectativas o tempo todo, o que acaba fazendo a mulher sentir-se um fracasso, por não conseguir atingir algo que parece tão óbvio.

E quais são os efeitos dessa cobrança excessiva para as mulheres?


Os padrões estéticos cada vez mais exigentes e pouco acessíveis a maioria das mulheres, pelo alto custo financeiro, geram frustração e sentimento de impotência, acarretando numa baixa autoestima.

As implicações éticas e morais também ocorrem. Algumas mulheres se tornam reféns do mundo machista, no qual coloca-se a mulher como objeto de apreciação. A concorrência pela atenção masculina torna-se algo almejado mas, na verdade, não é somente o desejo que se busca, as mulheres querem ser amadas, protegidas e satisfeitas emocionalmente.

Muitas mulheres estão sozinhas, sem nenhum relacionamento afetivo realizador. Esse fato gera angústia e baixa autoestima, sentimentos que acabam fazendo opta-las por relacionamentos infelizes. Isso pode ser totalmente prejudicial em termos afetivos, morais e financeiros, pois os prejuízos se refletem na insatisfação consigo mesma, e aí vem a pergunta mais comum entre as mulheres: O que preciso melhorar?

As respostas mais buscadas se encontram nas academias, nos bares e casas noturnas, cada vez mais frequentados por mulheres, sempre procurando algo. Mas será que encontram? Será esse o caminho?

Existe uma violência simbólica contra a mulher, uma realidade paralela que não corresponde a realidade interior, que consequentemente acarreta na baixa autoestima - nem sempre refletida no espelho, mas em seu coração.

A mulher conquistou e ainda luta por um espaço justo e de direitos na sociedade. Mas lutar contra formas de aprisionamento é o caminho mais oportuno para todas as mulheres.

O MAIS DIFÍCIL É DAR O PRIMEIRO PASSO...
Permita-se o autoconhecimento, você vai se surpreender com o que descobrirá! 

GISELE SODRE - Psicóloga e Acupunturista
scologi@gmail.com | (48) 9932-0955

CURTA nossa Fan Page no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Psicologia e Acupuntura! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário