terça-feira, 3 de junho de 2014

A patologização das emoções

TRISTEZA
Precisamos escondê-la ou mascará-la?


Nesta cultura pós moderna vivemos bombardeados de imagens, e toda sua vida depende de como você se apresenta. As pessoas postam suas vidas na internet, suas alegrias, sucessos, sentimentos, ideias. Mas, quando você se sente realmente triste, como as pessoas ao seu redor te acolhem?

As pessoas avaliam o comportamento uma das outras o tempo todo. “Que cara é essa?" geralmente é a pergunta mais comum quando não se está com cara de facebook. Porque ainda é tão incomodo alguém que não está de 'cara bonita'. Será tristeza? Mas, porque não podemos mais aceitar a tristeza? E porque rapidamente os sentimentos são patologizados e precisam ser tratados?

A tristeza não é de todo mal. Evolutivamente a tristeza nos foi útil, e ainda é. A diferença que atualmente estar triste ou ter que conviver com alguém que não está muito bem têm incomodado bastante porque estamos na era da aparência, sempre uma carinha feliz.

A tristeza é uma reação natural e em determinados contextos ela é esperada e precisa ser vivenciada pela pessoa. É uma etapa de reorganização, uma proteção do sistema psicológico.

As características das pessoas tristes geralmente não diferem de outras: não quer sair de casa, ficar mais quieto, com pouca energia, alteração do apetite, sentimento expresso na face.

Uma pessoa triste espera a contemplação, a solidariedade, mas o que temos visto?
A tristeza é um indicativo de que aquilo que nos frustrou não seria mais possível, então a perda motivacional para continuar, seja no casamento, trabalho, relações familiares. Imagine se pessoas tristes e frustradas carregadas de energia cometessem condutas impulsivas, seria um desastre.

 Os sintomas vegetativos assemelham-se a um quadro de doença, isso é natural, pois incita cuidados, é como um pedido de ajuda.  É difícil esconder a face da tristeza.


Não aceitar que você pode estar triste por determinado motivo, pode precipitar problemas emocionais. Não temos a obrigação de parecer estar bem o tempo todo.  ACEITE-SE, SE AME, SE CUIDE!

Precisando de ajuda?

GISELE SODRE - Psicóloga e Acupunturista 
scologi@gmail.com | (48) 9932-0955

CURTA nossa Fan Page no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Psicologia e Acupuntura! 
www.facebook.com/psicologiagisele

Nenhum comentário:

Postar um comentário