sábado, 6 de setembro de 2014

Preocupações fazem parte da sua vida?

PREOCUPAÇÕES
Se você vive em estado constante de preocupação, reflita.


Preocupação são pensamentos.
Como disse GANDHI: "A preocupação desgasta o corpo".

As pessoas vivem em estado constante de preocupação e com isso aparecem os sintomas de inquietação, fadiga, esquecimento e distração, tensão e dores musculares (principalmente nos ombros e pescoço)  e insônia.

A pessoa preocupada não vivencia as situações no presente momento. Está  voltada para o futuro antecipando problemas e catastrofizando situações que ainda não aconteceram e quase sempre não acontecem.

Os preocupados são desde a infância sofredores de véspera. Pessoas preocupam-se de modo  exagerado para solucionar possíveis problemas que possam ser ameaçadores. Geralmente a pessoa pode passar a vida preocupada, ter uma qualidade de vida prejudicada, podendo ficar deprimida e desenvolver outros transtornos, como comorbidade. O Pânico é uma delas.

Ter flexibilidade é uma alternativa para vencer a preocupação. 
Ser inflexível  impede de construir UMA VIDA equilibrada,  porque vai  pecar por essa inflexibilidade. 

As pessoas preocupadas tem certo  grau de aceitação da incerteza. Corremos riscos o tempo todo, temos previsibilidade em parte das nossas ações, mas muitas vezes as coisas acontecem fora do que previmos. Pessoas assim querem se certificar o tempo todo que estão livres de possíveis perigos e ameaças, tendo a certeza de que nada poderá dar errado. Questionar a falta de fundamento as vezes  é necessário, pois nem sempre é benéfico pensar de uma determinada maneira.

Desenvolver modos de pensar mais assertivos, com menor filosofia de exigências e obrigações, traz mais tranquilidade. Isso é uma escolha, uma preferência.

Precisando de ajuda?
GISELE SODRE - Psicóloga e Acupunturista
scologi@gmail.com | (48) 9932-0955

CURTA nossa Fan Page no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Psicologia e Acupuntura! 
www.facebook.com/psicologiagisele

Nenhum comentário:

Postar um comentário