quinta-feira, 2 de abril de 2015

DISMORFOFOBIA

VOCÊ SABE O QUE É DISMORFOFOBIA? 



De acordo com DSM-5 é denominado TRANSTORNO DISMÓRFICO CORPORAL preocupações com um problema na aparência física. Essas pessoas acreditam parecer feios, anormais, sentem-se indesejados, desconfortáveis. 

Essas preocupações são intrusivas, incontroláveis, toma tempo da pessoa com excessos de verificações ao longo do dia e são difíceis de amenizar com o tempo. 
Qualquer área do corpo pode ser foco, ainda mais numa época em que a perfeição é excludente. Sendo assim, os valores culturais influenciam nos sintomas. 

Os sintomas incluem ficar se comparando a outras pessoas com padrões estéticos privilegiados e isso intensifica a auto rejeição. Consequentemente, a busca por cirurgias plásticas, tratamentos estéticos, exercícios físicos exagerados, passam ser buscados incessantemente. 

Neste último, a dismorfia muscular em que a pessoa tem uma preocupação exagerada com ganho de massa muscular, as vezes, causando dano ao corpo. Por consequência, essas preocupações excessivas com a aparência causam prejuízo funcional na vida diária em todas as esferas. 

Na adolescência geralmente se inicia o quadro, por volta dos 11 anos de idade. Tem caráter crônico, sendo as características da doença similares em qualquer faixa etária. Predominantemente os sintomas são preocupações excessivas com um defeito ou desejo de uma aparência física imaginativa. 

Precisando de ajuda? 

GISELE SODRE - Psicóloga e Acupunturista
scologi@gmail.com | (48) 999823224


CURTA nossa Fan Page no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Psicologia e Acupuntura! 
www.facebook.com/psicologiagisele

Nenhum comentário:

Postar um comentário