quinta-feira, 18 de junho de 2015

Fundamentos da Acupuntura



O fundamento da acupuntura encontra-se à luz de uma filosofia oriental, por meio de uma analogia do corpo humano com a natureza, o homem está entre o céu e a terra e sofre a ação destes.

Nesta filosofia, os conceitos yin e yang, Cinco Elementos, a participação das vísceras e órgãos e suas funções energéticas são pilares básicos para compreender como funciona a acupuntura.

Na natureza, o todo existente é composto por yin e yang, que são forças que se opõem e complementam e um confere ao outro equilíbrio. 

O yin representa estado de repouso, introspecção, polaridade negativa, enquanto que o yang é representado pelos aspectos de atividade, exterior, polaridade positiva. Estes são alguns exemplos, muitos são os aspectos que definem yin e yang.

Os princípios básicos desta teoria são a transformação do yin e yang, e a busca constante de equilíbrio dinâmico, quando um cresce, o outro decresce. E quando atingem o extremo, transmutam-se em seu oposto, um exemplo disso é que o frio em excesso queima.  

Exemplos de doenças que desequilibram o sistema energético: hipertensão arterial, hipotireoidismo, ganho de peso, dentre outras. A acupuntura é um instrumento que vai restabelecer o equilíbrio yin e yang no corpo por meio da estimulação de pontos específicos. 

Agende uma sessão e experimente os benefícios da Acupuntura!

GISELE SODRE - Psicóloga e Acupunturista
scologi@gmail.com | (48) 9932-0955


CURTA nossa Fan Page no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Psicologia e Acupuntura!  www.facebook.com/psicologiagisele

Nenhum comentário:

Postar um comentário