terça-feira, 17 de novembro de 2015

Compromisso ou obrigação?


 COMPROMISSO OU OBRIGAÇÃO
Entenda a diferença destes termos no seu relacionamento

Um relacionamento feliz ou um relacionamento frustrado nada mais é que um  resumo do significado entre compromisso ou obrigação.
Uma palavra chave resume tudo, afinidade, mas por quê tantos casais com personalidades tão diferentes se atraem e continuam juntos?

Essa resposta é complexa, nos remeterá a analisar caso a caso, mas a algo comum a todos.  Muitas vezes persistimos em que aquela pessoa, tanto homem ou mulher, vai se adequar ao nosso jeito e com o tempo iremos mudá-la.
Engano.

Quando conhecemos alguém que nos sentimos atraídos seja pelo olhar, idealização, atração física ou simplesmente foi rolando. Muitas vezes, no inÍcio, para agradar ou até mesmo conquistar a pessoa, cedemos ou toleramos situações ou pessoas que detestamos para estar ao lado da pessoa amada.
Depois com o passar do tempo, as diferenças se tornam evidentes, então começam os conflitos.

Muitos destes conflitos são confundidos com “virou rotina”, ou “com o tempo as coisas esfriam”. Mas, na verdade o relacionamento está imerso em obrigações que levam os parceiros ao descontentamento mútuo.
Exemplos disso são muito claros. Quem nunca presenciou casais em lugares em que um se divertia e o outro bufava querendo ir embora? Então um dos parceiros leva a fama de “chato” ou “não combina com fulano de tal”. E quando o cenário inverte temos no outro o mesmo comportamento. Quem observa isso são familiares ou amigos destes casais. E muito dão o que falar.

Mas até quando um relacionamento assim se arrasta e por quê?
Relacionamentos em que permeia as obrigações revezando entre um e outro a vez de suportar algo que odeia em prol do outro podem durar a vida toda.
Os sintomas são diversos, podemos adoecer por isso. Doenças como depressão, ansiedade, transtornos do exagero como comer ou fumar, beber, são os principais.
O comportamento de trair compulsivamente quase sempre está presente como fuga e até mesmo a pessoa precisa se envolver com outras pessoas para suportar o companheiro.

Ambos não estarão felizes em um relacionamentos assim. Há falta de respeito mútuo, consideração com os sentimentos de ambas as partes, muitos casos podem até aparecer violência física ou psicológica.

Mas como é o relacionamento ideal?
A relação ideal não existe, o que é possível é uma relação em que as pessoas se comprometem um com o outro se respeitam não concordam com tudo, mas se complementam.

A alegria de um se torna alegria do outro. Querer bem, ter afinidade são características que devem ser observadas desde que o casal se conhece.
A base de um relacionamento feliz é respeito e confiança. Ter comprometimento é aceitar sem medo, é doar, acreditar. A característica de um relacionamento em que ambos estão comprometidos é uma leveza interior e segurança afetiva mesmo em situações desgastantes.

Vale lembrarmos que um relacionamento feliz não é aquele que não temos problemas, mas aquele em que se está disposto a superar adversidades.
Casais que se comprometem mutuamente são mais fieis, são mais sinceros, emoções positivas e confortantes predominam, são difíceis de serem alvos de conflitos e intrigas.

Nossa saúde emocional necessita de relacionamentos saudáveis. Não é preciso ter um amor romântico para ser feliz, mas é fundamental que sejamos felizes com a pessoa que temos, caso contrario seremos infelizes. Senão é melhor estar sozinho.

Se você está em uma relação permeada por obrigações e está sofrendo procure ajuda profissional, pois nesses casos é difícil sair sozinho.

GISELE SODRE - Psicóloga e Acupunturista
scologi@gmail.com | (48) 9982-3224


CURTA nossa Fan Page no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Psicologia e Acupuntura!  www.facebook.com/psicologiagisele

Nenhum comentário:

Postar um comentário