terça-feira, 19 de janeiro de 2016

DEPRESSÃO: Um resgate histórico

DEPRESSÃO
Um resgate histórico até a atualidade

A Depressão é uma doença com prevalência alarmante. Seus sintomas são incapacitantes, trazendo prejuízos na família, no trabalho, no estilo de vida, nos hábitos e na qualidade de vida do ser humano.É considerada o mal do século, parece uma doença da vida moderna, mas a Depressão acomete o ser humano desde a antiguidade.

Na antiguidade, Hipócrates (460 – 370 A.C.) estudou a Depressão sob a melancolia originada pelo desequilíbrio nos fluidos essenciais. Já na Idade Média (476 D.C.) as explicações sobre a melancolia advinha de causas espirituais.

Durante o Renascimento, séculos XV e XVI, origina-se um novo olhar sobre o ser humano e o mundo. A melancolia passou a ser estudada a partir de sua complexidade. Fato importante é que muitos pensadores da época eram melancólicos.

No século XIX, Pinel constrói na comunidade científica um tratamento digno para as pessoas com enfermidade mental. Assim, as pessoas doentes foram libertas das crendices religiosas, resquícios de épocas anteriores.

No século XX aparecem hipóteses explicativas sobre a melancolia por Freud a partir do psiquismo, suas causas e tratamento. De mesma forma, surge a partir da Teoria Comportamental e Teoria Cognitiva tratamento aos depressivos.
As descobertas farmacológicas para tratar a Depressão levou a O.M.S a desenvolver critérios diagnósticos para conduzir o tratamento desta doença. Em 1980 o D.S.M conquista-se aperfeiçoamento no diagnóstico e tratamento das doenças mentais.

Conclui-se que cada época recebe influência de paradigmas dominantes e o avanço na descoberta sobre as causas e tratamento da Depressão, especificamente, obteve muitas fases.

Hoje sabe-se que a Depressão é multifatorial, ou seja, fatores biológicos, genéticos e psicossociais participam do seu desenvolvimento no curso da vida das pessoas.

Os tratamentos puramente farmacológicos não englobam toda esta demanda. As formulações sobre a Depressão sob a ótica das vertentes psicológicas tratam esta doença devolvendo a pessoa sua capacidade de recuperação.  Procure ajuda profissional.

CURTA nossa Fan Page no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Psicologia e Acupuntura!  www.facebook.com/psicologiagisele