terça-feira, 24 de janeiro de 2017

O MODO COMO DIRIGE PODE DIZER ALGO SOBRE VOCÊ



A participação de psicólogos em situações de condutores envolvidos em acidentes graves e crimes de trânsito é uma busca constante do Conselho Federal de Psicologia. Os crimes cometidos por condutores nos questionam se  “essa pessoa tem condição de dirigir ao longo de sua vida?”.

O mau comportamento que assistimos, corriqueiramente são justificados por sentimentos e atitudes pessoais que, no coletivo, trazem consequências graves.

O comportamento agressivo no trânsito pode revelar aspectos, como:

- Pessoas com baixa auto-estima;

- Sentimentos de rejeição;

 - Ansiedade; 

- Dificuldades no relacionamento familiar e/ou no trabalho;

 - Problemas estruturais da vida adulta, como por exemplo, o financeiro;

- Complexo de superioridade. Tendências narcísicas e pessoas que revelam certa crueldade ao se sentirem no poder (dirigir tem essa representação de poder);

- Impunidade.

Alguns destes aspectos configuram a personalidade dos condutores de trânsito. Então é preciso se proteger de pessoas assim e não se envolver em problemas que não são seus:

- Mantenha atenção constante no trânsito;

- Se a pessoa estiver alterada, se afaste, não confronte;

- Não responda a xingamentos ou retribua a gestos ou desaforos. Lembre-se: uma agressão leva a outra e tende a aumentar a proporção do problema;

- Se sentir uma possível ameaça, peça ajuda;

- Não tente punir ou devolver qualquer ofensa a altura, pois a pessoa agressiva se tornará ainda mais agressiva. A melhor forma é mostrar sua educação. É mais fácil alguém calmo e tranqüilo ser ouvido e compreendido;

O comportamento agressivo no trânsito advém em sua maioria de causas pessoais, somadas a um ambiente físico perturbador e estímulos que eliciam respostas agressivas. Sinais que revelam que você pode estar sendo agressivo no trânsito:

- Falta de tolerância;

- Impaciência;

- Negligência;

- Sentimentos de impunidade;

- Sente raiva, vontade de punir o outro;

- Se sente superior quando realiza manobras que trás desvantagem aos demais motoristas;

- Realiza fechadas, não cede a vez, passa constantemente no sinal vermelho;

- Não respeita faixa de pedestres;

- Só você dirige bem, somente você está atento e os demais motoristas são lerdos;

- Você pode passar na frente, mas se alguém fizer isso você, não ficará impune;

- Se você está com pressa, dirige de modo agressivo e abusivo. Neste caso, dirigir com responsabilidade depende da sua pressa.

Se você se encontra em algum destes aspectos, procure ajuda. É melhor prevenir do que ter que solucionar problemas. Não é somente a multa, mas a sua vida e a dos demais podem estar em risco. As proporções nos crimes de trânsito podem ter um impacto desastroso, inclusive mudando o curso da vida de muitas pessoas. 

GISELE SODRE - Psicóloga e Acupunturista
scologi@gmail.com | (48) 99982-3224

CURTA nossa Fan Page no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Psicologia e Acupuntura!  www.facebook.com/psicologiagisele

Nenhum comentário:

Postar um comentário