quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

 

 Verão  - Estação do Elemento Fogo

Sinais e sintomas  manifestados em desequilíbrio do elemento Fogo e os Cinco Elementos

O elemento Fogo corresponde a estação do ano verão. Associada ao crescimento, o yang máximo predomina, e com isso, as pessoas com  síndromes yang são afetadas.

O elemento Fogo é representado pelo órgão Coração e seu acoplado Intestino Delgado são chamados de Fogo Monarca e também, pela ótica desta teoria oriental, o Pericárdio e o Mestre do Coração chamados de Fogo Ministro.

Características:

Predomina o sabor amargo

A cor vermelho

O calor...o crescimento... o yang máximo

ESTADO DE EXCITAÇÃO, EUFORIA



A emoção predominante é a euforia, é comum as pessoas se sentirem mais agitadas, ter menos sono e, as pessoas com dificuldade de dormir, acontece uma acentuação da insônia.

Se considerarmos a teoria dos cinco elementos na compreensão da fisiologia humana, dados de diagnóstico clínico servirão de base para tratar manifestações de doenças típicas que aparecem, predominantemente, nesta estação


 Os Elementos  : ÁGUA – FOGO – MADEIRA – METAL – TERRA

 Movimento Água  – equilíbrio yin e yang. Caso a energia yin, proveniente da Agua representada pelo órgão Rim estiver deficiente, as mulheres em momento de menopausa terão sintomas acentuados.

Fogo – a alegria é a emoção expressa por este elemento, mas o excesso caracterizado por excitamento excessivo e constante, pode manifestar enxaquecas. Os enxaquecosos precisam alternam seus excessos com repouso para evitar aquela dor de cabeça tão conhecida.

Madeira – o Fígado e seu acoplado energético a Vesícula Biliar, ao afetar o movimento Fogo, as pessoas padecerão de sintomas de palpitação e insônia. Sintomas psicológicos como as pessoas terem dificuldade para tomar decisões nos casos de deficiência da Vesícula Biliar, sendo expressivos no traço de timidez e insegurança.

Metal – o elemento Metal -  Pulmão  e seu acoplado energético Intestino Grosso em desequilíbrio com o elemento Fogo, as pessoas apresentam face avermelhada com calor.

Terra – este elemento é o suporte do Fogo. Na pratica clinica, nos casos de deficiência o Baço Pâncreas, por ser produtor de sangue, no qual depende o coração,  recebe atenção especial para tratar sintomas como memória fraca, estado depressivo e insônia.


YANG

Representa o Sol...corresponde ao dia...o céu...o movimento...o calor ... os estados imateriais e rarefeitos da matéria... expansão ...subida e todas estas características na estação Verão e expressos no comportamento humano. " Estamos todos entre o céu e a terra e sofremos a ação destes".

BUSQUE O EQUILIBRIO!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário