quarta-feira, 1 de dezembro de 2021



 Você sabe o que acontece a nível neurológico quando acessamos as redes sociais?



Sabe aquela curtida no Instagram, comentários sobre uma postagem? Pois é, funcionam como fonte de recompensas imediatas. Ativam áreas cerebrais responsáveis por essa sensação, ou seja, a liberação de Dopamina. A região ativada chamada de Núcleo Accumbens, com isso ocorre um reforço para este comportamento de checagem regular e aquela necessidade de estar com o celular o tempo todo.

Sabe o que acontece mais? ficamos muito mais impactados. Quando a gente vê a imagem ela atinge uma área do Cérebro chamada de Sistema Límbico - área emocional - diretamente, antes de uma outra área, chamada de Córtex ser ativada. sendo que esta última que faria você racionalizar o que está vendo. Então antes de refletir sobre o que é visto somos de cara impactados e vai refletir no nosso universo emocional.

Imagina as crianças e adolescentes que tem um construto cognitivo em desenvolvimento com reduzida capacidade de consciência crítica? Ao nos depararmos com uma informação do ambiente, nos prendemos a esta pela função da atenção, comparamos com os conceitos que já temos construído e formulamos uma resposta para o ambiente. Nas mídias, recebemos simultaneamente várias informações, o que significa que, nossa capacidade de gerenciamento dessa informação fica reduzida.

É preciso que os pais fiquem atentos ao tipo de conteúdo que exercem função pedagógica aos filhos, pois irá influenciar na construção da personalidade. Atualmente as mídias pedagógicas tem exercido maior influencia que as figura paternas. Torna se importante a comunidade científica investir em pesquisas.

Consciência Crítica por parte dos pais é a melhor forma de prevenção. Busque ajuda profissional com um profissional da saúde mental.

Meu nome é Gisele S F V da Cunha
sou Psicóloga Clinica especialista na Terapia Cognitivo Comportamental (CRP12/10.145) atendo na região da Grande Florianópolis. Qualquer dúvida me coloco a disposição deixo meu contato: (48) 9.9982-3224

Nenhum comentário:

Postar um comentário