segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

 TRANSTORNO DE PERSONALIDADE



fonte: mundo dos psicologos.com

VOCE SABE O QUE É TRANSTORNO DE PERSONALIDADE?

Nós profissionais da saúde mental, quando vamos avaliar uma pessoa com queixas relativas a personalidade avaliamos o nível de prejuízo no funcionamento e dos traços de personalidade patológicos. A característica do transtorno de personalidade é a inflexibilidade e aparece em vários contextos (difuso) em muitas situações pessoais e sociais. Estáveis ao longo do tempo, o que leva as pessoas a não procurarem ajuda, mesmo com muitas perdas ao longo da vida, em vários situações que "não deram certo", e as explicações viram em torno de "eu sou assim mesmo" "é só comigo que acontece isso" "as coisas só dão errado pra mim" "só arrumo gente que não presta" "todo mundo me faz de otário" "se aprontarem comigo irão ver só".

Os traços patológicos são em cinco , conforme o DSM-5-TR: 

* AFETIVIDADE NEGATIVA

*DISTANCIAMENTO

*ANTAGONISMO

*DESINIBIÇÃO

*PSICOTICISMO

O padrão nos transtornos de personalidade é mal adaptativo e inflexível  que leva a um prejuízo no sucesso pessoal, profissional ou em outras áreas da vida, tem dificuldade de mudar, mesmo tantas vezes ter ouvido de pessoas queixas sobre sua maneira de ser. Pessoas com transtorno de personalidade culpam a todos a sua volta, nunca reconhecem suas responsabilidades, tendem a acusar e se vitimizarem. 


PERSONALIDADE SAUDÁVEL

Personalidade saudável, a pessoa tem uma vivencia de si subjetiva, com limites , estabilidade da autoestima, isso quer dizer que não se abala com críticas ou vive pedindo a opinião de todo mundo sobre como deve ser. Essa pessoa com personalidade saudável tem autoavaliação, capacidade para regular suas experiências emocionais, sem viver precisando se aconselhar ou desabafar com outras pessoas, atribuindo um cafe com um amigo , por exemplo, como sua terapia. Tomar café com um amigo é lazer, não é terapia. Encher o mundo com seus problemas, não é terapia! Reclamar, falar mal dos outros, ruminar o passado, é tudo que uma pessoas saudável não faz. Uma pessoa saudável em sua personalidade tem autodirecionamento, busca seus objetivos, não sente inveja e tenta prejudicar outras pessoas. Utiliza padrões internos de comportamento construtivos e para o bem comum. Sua relação com outras pessoas é de empatia e com senso de intimidade realista.


TRATAMENTO

O tratamento desenvolver habilidades adaptativas de pensar e compreender a si mesmo e na sua relação com o outro. A abordagem na Terapia Cognitivo Comportamental utiliza de algumas linhas de tratamento como a Terapia de Esquemas e a Terapia de Aceitação e Compromisso. As tecnicas de intervenção tem como objetivo terapeutico o desenvolvimento do autoconceito positivo, volitivo e adaptativo. As emoções são muito importantes no tratamento da personalidade, vivenciadas sem distorções e reguladas. As relações interpessoais reciprocas e satisfatorias são outra demanda a ser desenvolvida no tratamento da personalidade. 


Não passe uma vida sofrendo, procure um profissional da saúde mental!


Nenhum comentário:

Postar um comentário