Psicoterapia


PSICOTERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL


Desde a infância, se aprende comportamentos, cognições e também emoções. Mas, como se entende o que foi passado pelos pais e cuidadores na infância nem sempre corresponde a real intenção destes. Muitas vezes, aí reside as CRENÇAS DISFUNCIONAIS.

 Há uma conexão entre o pensar, o comportar se e a emoção. Uma pessoa em terapia passa a perceber essa relação. Para elucidar, pode se utilizar de registros chamado de Registro de Pensamento Disfuncional. 

Alguns pensamentos geram emoções que são oriundas de crenças disfuncionais, que modelam toda forma que se interpreta a realidade. Se o modo como se enxerga a realidade está distorcido, então toda o curso da vida desta pessoa se manifestará em queixas como, por exemplo, "isso sempre acontece comigo", "eu não tenho sorte", "nasci para sofrer", "eu sou um fracasso", entre outras frases que configuram o sofrimento repetitivo.

Uma visão absoluta como estas frases acima, faz a pessoa interpretar a vida sob esta ótica, sem nenhum questionamento. Diante de uma situação real, o pensamento automático trás todo colorido emocional gerando o comportamento.

Ser capaz de interpretar a realidade, estar apta a identificar as distorções e suas características que a levam a queixa é um dos principais objetivos. Assim, mudar todo o curso da sua história passa a ser possível a partir do momento em que se muda a maneira de pensar.

Técnicas e estratégias são utilizadas na Terapia Cognitiva e Comportamental com o objetivo de psicoeducar seu cliente, reconstruir sua cognição, auto avaliação, com autonomia e equilibrio.

A psicoterapia é um processo único, transformador em que se aprende um novo jeito de pensar e estar em relação com as pessoas. Não se trata de mudar o passado, mas reconfigurar, pois pode se entender e dar um diferente significado ao que aconteceu, aí então, transformamos o presente com autonomia para escolher um futuro mais feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário