terça-feira, 23 de junho de 2015

Teoria dos 5 elementos


A teoria dos 5 elementos é um dos pilares da filosofia oriental. 

São representados pelo fogo, terra, metal, água e madeira. Estes elementos traduzem a saúde como um estado de normalidade e equilíbrio, enquanto que a doença um estado de influências maléficas levando a desarmonia.

Os 5 elementos são regidos pelo princípio de geração, que estabelece que cada elemento gera o movimento seguinte, e pelo princípio de dominância, que controla o crescimento desenfreado de um movimento sobre o outro.  

Nesta teoria, cada órgão do corpo humano e suas vísceras estão acoplados e pertencentes a um movimento especifico. 
Assim temos: elemento FOGO  e coração/intestino delgado; TERRA e Baço pâncreas/estomago; METAL,  Pulmão/ intestino grosso; AGUA Rim/bexiga; MADEIRA Fígado/vesícula biliar. 

Na filosofia oriental os órgãos internos são compreendidos pelos aspectos energético, funcional e orgânico, assim temos o conceito de Zang Fu, responsável pela integridade do corpo.

A filosofia oriental amplia a visão de saúde não somente no tratamento da doença, mas sim evitar que ela se manifeste, através da prevenção. Não espere estar doente para procurar ajuda, evite que adoeça.

A acupuntura não apenas trata saúde como evita a doença. A inserção de uma agulha em um determinado ponto no corpo humano pode fortalecê-lo, proporcionando a expulsão dos agentes patógenos.  A acupuntura restaura e mantém a saúde no tratamento das energias humanas.


Agende uma sessão e experimente os benefícios da Acupuntura!
GISELE SODRE - Psicóloga e Acupunturista
scologi@gmail.com | (48) 9932-0955


CURTA nossa Fan Page no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Psicologia e Acupuntura!  www.facebook.com/psicologiagisele

Nenhum comentário:

Postar um comentário