segunda-feira, 27 de julho de 2015

Celulares e aplicativos: Como isso afeta os relacionamentos?


O uso constante dos celulares e aplicativos: Como isso afeta os relacionamentos?

Por quanto tempo você consegue ficar sem olhar seu Facebook e o Whatsapp? Já tentou fazer isso?

Ninguém parou para contar quantas horas faz uso destes aplicativos ao longo do dia. Muitos casais conversam por meio destes aplicativos e quando estão juntos corpo a corpo não se entendem, ou não sobra assunto para conversar. Pior é estar conectado a pessoas que não fazem parte da relação, são denominados de triângulos virtuais ou ocultos.

Muitas pessoas já pensaram se ter o marido ou esposa com conversas e possibilidades de encontros com outras pessoas se é traição. Na verdade, estes aplicativos são um chamariz para afastar a relação. Dúvidas e desconfiança atrapalham e muito, e quando o conteúdo das conversas são revelados o impacto tende a ser mais devastador na relação.

As pessoas não se relacionam somente com um alguém virtualmente, há exposição e trocas de sentimentos. Existe uma expectativa, uma confirmação de que a pessoa ao seu lado não está de todo realizado, por isso a busca incessante de adicionar pessoas que tenham um perfil almejado, sem sequer conhecer pessoalmente.

Existe uma solidão interna que nunca é preenchida e estes aplicativos tornam a sensação de se comunicar com pessoas falsamente saciadas. Então, mais e mais pessoas serão adicionadas e excluídas sem representar um sentimento válido. As pessoas não sentem o término de uma relação, com um clique tudo é substituído, mas na verdade é ilusório, porque esta forma de relação não é real.  Nada se constrói concretamente por aplicativos.

Pode não parecer nada, mas o comportamento de colecionar possíveis contatos vicia e pode ameaçar relacionamentos concretos. A pessoa não vai estar inteira na relação, as preocupações constantes em apagar conversar, disfarçar agenda, inventar mentiras pode se tornar corriqueiro e destruir a relação.

É muito comum parceiros hackearem os celulares um do outro. Quase sempre vem a decepção, pois se procurar irá encontrar alguma conversa sugestiva de afetividade extra conjugal.

Manter conversas afetuosas e vínculos com pessoas fora do seu convívio motiva o distanciamento emocional com o parceiro real.  De certa forma, embora não ocorra contato físico, mas o fato de alimentar uma expectativa em relação a outra pessoa interfere consideravelmente na qualidade do relacionamento presente.

Casais encontram dificuldade em perdoar traições virtuais, não é o corpo que trai, é a pessoa.  Adicionar pessoas em aplicativos e manter conversar de sentimentos pode levar a paixão por pessoas que você não conhece. O resultado disso, na maioria das vezes, é frustração e banalização das relações, ou seja, com apenas um clique tudo é desfeito.  Pessoas se adicionam, excluem e bloqueiam sem sequer mencionar um palavra. E nesse jogo os sentimentos, os afetos, são reduzidos a um simples clique, e o que sobra destas relações e das próximas que virão?

GISELE SODRE - Psicóloga e Acupunturista
scologi@gmail.com | (48) 9932-0955


CURTA nossa Fan Page no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Psicologia e Acupuntura!  www.facebook.com/psicologiagisele

Nenhum comentário:

Postar um comentário